terça-feira, 12 de julho de 2011

PÉROLA DE SESIMBRA

 

PÉROLA DE SESIMBRA - RE: SB-701-C - IRCS: CUKE3
Tipo: Pesca costeira
Construtor: ? - Portugal - Ano: 1963 - Casco: Madeira
Comprimento: 19,58 m - TB: 32,87 t - Potência: 203,00 kW
Fotos amavelmente enviadas por Miguel Lourenço e que retratam a traineira de seu pai.

4 comentários:

  1. Caro
    Miguel Lourenço
    Pode indicar-me o local das fotos e a sua data, assim como o estaleiro construtor da PÉROLA DE SESIMBRA.
    Obrigado
    JJCM

    ResponderEliminar
  2. O Estaleiro foi o do mestre Mónica na Gafanha da Nazaré em Aveiro de onde foram construidos alguns lugres para a frota branca do Bacalhau, construiu ainda 2 naus a primeira na década de 40 a nau Portugal para a primeira grande feira internacional realizada frente aos Jerónimos por ser considerado o melhor estaleiro naval em madeira da europa construiu outras replicas para paises europeus construiu ainda em 1961 por encomenda da marinha a nau Gil Vicente que afundou-se depois de abandonada e a fazer funções de batelão.
    Esta traineira foi reconstruida e modernizada em 1991 e em 2000 nos estaleiros de Setúbal e posteriormente de Sesimbra.

    Filme do estaleiro e nau portugal
    http://www.youtube.com/watch?v=qxobYCIiwUo

    ResponderEliminar
  3. De Sesimbra? Ah essa terra onde querem registrar o peixe-espada preto da Madeira como sendo de Sesimbra. Um peixe que é prato tipico na Madeira há séculos. Um peixe que nem sequer existe ao largo de Sesimbra porque o continente tem plataforma continental e este peixe só existe a grandes profundidades. Um peixe que quem ensinou os pescadores de Sesimbra a pesca-lo foram exactamente os pescadores da Madeira. Se o Alberto João sabe do que se passa ainda mete Sesimbra inteira na cadeia. Temos mais um caso tipo "Queijo Limiano". Por este andar qualquer dia o Bacalhau da Noruega passa a chamar-se Bacalhau de Aveiro.

    ResponderEliminar
  4. Em resposta ao pescador insular o peixe pada preto não é exclusivo da madeira assim como a sardinha não é exclusiva de Sesimbra nem de Portugal, não sei se alguma vez veio ao continente e em particular a Sesimbra mas posso afirmar que o peixe pada preto é apanhado a uma hora do porto de sesimbra embora algumas embarcações o pesque a 4h e outras o estejam a pescar em Peniche e Figueira mas todas elas de Sesimbra.

    Em relação a insinamentos da pesca artesanal não existe nenhum madeirense que dê lições a nehum Sesimbrense basta para isso que asseda aos registos da Docapesca e vejam na decada de 70/80/90 quem eram os campeões do anzol desde os mares de Sesimbra passando pelos dos Açores aos bancos e a Marrocos e também à Mauritania.

    Com todo o respeito não sabem o que é carregar ao anzol um barco em 4 dias com 1100cxs de peixe espada.

    ResponderEliminar